Perfis Profissionais Versão para impressão Enviar por E-mail

O IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional é a entidade nacionalperfilproficon competente ao nível da Certificação Profissional.

A Certificação Profissional é um processo que visa contribuir para a melhoria contínua dos trabalhadores, reconhecendo e certificando as competências profissionais que detêm e identificando as que lhes faltam de modo a tornarem-se mais competitivos no mercado de trabalho, aproximando-se das reais necessidades do tecido produtivo.

Certificação Profissional permite assegurar que um profissional detém as competências necessárias ao exercício de uma profissão, por referência a um descritivo de actividades de referência fixadas no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional (SNCP).

No entanto, com a aprovação do Decreto-Lei n.º 92/2011, de 27 de Julho, o acesso à profissão de Massagista de Estética, que até essa data se encontrava regulamentado com a obrigação de Carteira Profissional, foi simplificado tendo sido eliminadas as barreiras de acesso à mesma.

Actualmente, em Portugal não existem profissões regulamentadas na área da massagem e das terapias manuais.

No nosso entender, porém, deverá apostar-se no valioso e positivo contributo que os Perfis Profissionais, associados a um processo global de Certificação de Competências, nos apresentaram, de modo a que se possa assegurar, de facto, um nível mínimo de competências certificadas na nossa área de actividade.

Nesse sentido, a ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional) mantém ainda em vigor o Perfil Profissional do Massagista de EstéticaEste Referencial de Perfil (o único na área da massagem) pode ser consultado no website da ANQEP ou directamente clicando na seguinte imagem:


perfil profissional massagista de estetica


Tenhamos esperança num futuro próximo onde outros Massagistas e Terapeutas Manuais possam, também, vir a beneficiar da existência de Perfis Profissionais e respectivo enquadramento legal.