Acreditação WIS Versão para impressão Enviar por E-mail

 logo wis

PortalesMedicos.com

 

30 de Janeiro de 2009

O PORTAL DA MASSAGEM OBTEM A CERTIFICAÇÃO DE WEB DE INTERÉS SANITARIO (WIS): REGISTO N.º WIS-81377

 

O que é a Acreditação WIS?

É um facto que a Internet revolucionou o conceito de comunicação e difusão de informação. Assim, graças à rede (World Wide Web) hoje temos acesso a dados e conhecimentos que antes não estavam ao alcance de todos.

Esta situação, como seria de esperar, afectou de forma notável a área da Saúde, tanto na Divulgação do Conhecimento Médico para a população em geral, como na Formação Contínua dos profissionais da Saúde. Este efeito, pleno de vantagens, também comporta alguns inconvenientes.

 

Em primeiro lugar, o anonimato e as facilidades que estão por trás da exposição e criação de páginas web permitem que pessoas não qualificadas ajam como emissoras de informação, sem que estejam preparadas para tal. Por outro lado, a vasta quantidade de recursos que aparecem de forma contínua levam a uma "avalancha" de informação que, várias vezes, em vez de facilitar a comunicação, fazem com que seja cada vez mais difícil a tarefa de "se manter a par".

 

Com o propósito de contornar esta situação e minimizar, sempre que possível, estes problemas, PortalesMedicos.com (entidade espanhola com uma trajectória de difusão de informação na área da saúde que se iniciou na Internet em 1999) criou o conceito de "Web de Interés Sanitario".

 

A Importância do Comité de Avaliação WIS

O Comité de Avaliação de PortalesMedicos.com supervisiona a actuação na web de várias entidades ligadas à área da Saúde, distinguindo aquelas que possam ter interesse para a população em geral e/ou para os profissionais da Saúde.

 

Critérios de Avaliação WIS

Para seleccionar as entidades merecedoras da Acreditação WIS, valorizam-se os seguintes critérios:

 

» Interesse Científico: páginas que se direccionem à Comunidade Científica com conteúdos que promovam a Formação Contínua dos profissionais da Saúde ou que promovam a divulgação do Conhecimento Médico.

 

» Originalidade: valoriza-se de forma positiva uma abordagem específica para o Conhecimento Geral.

 

» Confidencialidade: em nenhuma circunstância os conteúdos expostos na web poderão violar o segredo profissional ou o direito à privacidade dos utilizadores.

 

» Ética: não se aceitará nenhuma entidade que não cumpra os códigos deontológicos que afectam a área da Saúde a nível internacional.

 

Revisão e Reavaliação Periódica

De acordo com o dinamismo da informação exposta neste processo de Acreditação, o Comité de Avaliação de PortalesMedicos.com reserva-se o direito de rever periodicamente as webs seleccionadas para confirmar que continuam a seguir os princípios que regem este galardão. No caso de haver alguma modificação substancial nos conteúdos e que não se ajuste aos princípios referidos, a equipa de PortalesMedicos.com contactará os responsáveis pela web colocando-os a par da situação e solicitando os ajustamentos mais adequados. Caso persistam as irregularidades, o Comité de Avaliação ver-se-á obrigado a remover a web em causa da lista de entidades acreditadas, perdendo o direito a incluir nas suas páginas o logótipo de "Web de Interés Sanitario".